Ao abrir um novo negócio ou até mesmo para mantê-lo ao longo dos anos, é essencial pensar nos materiais gráficos que serão utilizados. Além de atender aos clientes e produzir os itens ou fornecer mão-de-obra, é muito importante que você divulgue as suas mercadorias ou serviços. A divulgação irá atrair novos clientes, além de manter os antigos que poderão conhecer melhor o seu portfólio.
1. Cartões de visita
Os cartões de visita fazem parte do “pacote básico” de todo empreendedor. Seja qual for o seu ramo, ter um cartão de visitas é fundamental. Você pode escolher entre os diferentes tamanhos, formas e acabamentos existentes no mercado, porém é preciso que ele tenha a cara da tua marca, e que tenha aparência similares.
As informações essenciais que devem aparecer em um cartão de visitas são: nome da empresa ou do empreendedor, nome do negócio e marca, endereço, telefone (s) de contato e e-mail. Você pode caprichar nos detalhes com um QR CODE, pra que não venha sobrecarregar de informações. Tenha em mente que o cartão de visitas ficará com o seu cliente e será o primeiro a ser consultado quando ele necessitar do seu produto ou serviço.
2. Folders
Os folders são materiais gráficos com dobras: janela, cruz e sanfona são alguns modelos. Os folders servem para mostrar um pouco do seu negócio a potenciais clientes, sem muito aprofundamento. Este material gráfico é o certo para você entregar junto ao cartão de visitas.
São ótimos para campanhas institucionais e também para campanhas de produtos específicos, pois você consegue reunir nele todas as informações necessárias. Os folders possuem baixo custo de produção, o que os torna ainda mais procurados pelos empreendedores.
3. Panfletos
O panfleto, diferente do folder, tem formas mais livres e pode ser usado como a sua criatividade mandar. Na grande maioria dos casos, é apenas uma folha com impressões frente e verso ou apenas frente. O panfleto pode ter mais texto, pode ter mais imagens ou pode ser confeccionado com uma mescla dos dois.
Geralmente, este tipo de material gráfico é impresso em um papel mais simples e barato e, assim, distribuído em larga escala.
Pela tiragem ser maior, a abrangência também é. O panfleto é muito utilizado para divulgar promoções ou para empreendedores que desejam ampliar o seu negócio e conseguir novos clientes.
4. Catálogo
O catálogo de uma empresa é a principal ferramenta de trabalho de um vendedor. Por meio dele, é possível expor todos os seus produtos e/ou serviços de maneira organizada e lógica, podendo ser dividido, ainda, por características similares.
Outro tipo de catálogo bastante importante para qualquer tipo de empresa, são os catálogos técnicos. Neles, como o nome já diz, deverão estar as informações técnicas, de instalação, operação e tudo o que está relacionado ao produto ofertado.
Também nesse tipo de material é comum haver uma lista com os canais de assistência disponibilizados pela empresa.
5. Papelaria
Apesar de ser um assunto muito amplo, vamos listar aqui os principais produtos que compõem a papelaria de uma empresa:
– Agendas
– Blocos de anotação
– Envelopes
– Papéis timbrados
– Pastas
Ter uma papelaria completa e devidamente padronizada com a identidade visual da empresa é muito importante. A utilização do papel timbrado para a emissão de documentos, por exemplo, garante mais segurança e credibilidade. Os envelopes e pastas apontam que o material contido neles é oficial e possui origem comprovada, por exemplo.
Se você deseja ter um site de sucesso, acesse o nosso portfólio e veja: https://webdeve.com.br/portfolio/