Basicamente, são técnicas e processos utilizados por profissionais para que o site seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca, aparecendo entre os primeiros resultados.
Conhecido como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de buscas), o processo também é conhecido como otimização de site. Nele, o objetivo é estar bem posicionado em buscadores como o Google, sempre de forma gratuita, orgânica e natural. É por meio do SEO que os sites ganham melhor tráfego e, consequentemente, conseguem mais vendas.
Para que você seja bem ranqueado, o seu site precisa preencher uma série de pré-requisitos dentro dos robôs do Google, que entenderão que seu site possui um excelente resultado para a palavra-chave e, por isso, merece ser bem posicionado em sua plataforma.
Basicamente, um bom trabalho de otimização de site requer que, além de um conteúdo de excelente qualidade — o conteúdo continua sendo o rei —, ele precisa ser aprofundado e completo. Além disso, o Google costuma ranquear melhor conteúdos que têm, em média, 1.000 a 2000 palavras. Imagens originais e que retratem a palavra-chave também são bem vistas pelo Google.
Uma página que é rapidamente fechada é compreendida como que não responde as dúvidas do usuário e, por isso, é penalizada pelo Google, perdendo posições preciosas.
Uma das métricas preferidas do Google na hora de ranquear os sites é a escaneabilidade de conteúdo. Isto é feito ao hierarquizar o conteúdo, seguindo a linha que o mais importante vai primeiro, deixando temas de menor importância de forma secundária.
Essa divisão, além de deixar a leitura mais clara e objetiva, permite que os motores de busca encontrem seu conteúdo mais facilmente pela organização. Dentre as formas de otimização de site, esta é fundamental para que os buscadores indiquem seu site como o que apresenta a melhor solução para a palavra-chave pesquisada.
A estruturação dos textos devem ser organizados da seguinte forma:
H1 (Heading 1): Título da página e que tem a prioridade mais alta, e onde você irá capturar a atenção do leitor
H2 (Heading 2): Subtítulos para dividir o tema do conteúdo em tópicos. É fundamental que, ao menos um, tenha a palavra-chave
H3 (Heading 3): Subtítulos do H2. São usados para informações extras nos tópicos
H4 (Heading 4), H5 (Heading 5): Detalham ainda mais o conteúdo dos subtítulos e mostram que o tema foi cada vez mais aprofundado
A otimização de site é realizada por uma série de estratégias e técnicas de marketing digital para que as páginas fiquem sempre bem posicionadas nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo. Para isso, são usadas técnicas de indexação, gestão de performance, produção de conteúdo altamente qualificado, uso de links building, e principalmente melhor experiência do usuário.
Fonte: Sardagna
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