1. Tipo de site
Antes de escolher um serviço de hospedagem é importante que você saiba qual é o tipo de site mais adequado para o seu negócio ou projeto. Os mais comuns são: institucional, loja virtual, blog, portal e one page (os sites de uma única página).
Cada um desses formatos possui características e cuidados específicos: enquanto uma loja virtual precisará ter mais atenção com a segurança, por exemplo, no blog é interessante estimar os picos de acesso, de acordo com a periodicidade das publicações.
2. Capacidade de armazenamento e transferência
É comum que os planos de hospedagem tenham capacidades de armazenamento e transferência diferentes, justamente para que você consiga escolher o mais adequado para o seu site. Preocupar-se com o armazenamento é importante, pois se o site que você pretende criar terá muitas fotos e vídeos poderá ocupar mais espaço do serviço de hospedagem.
3. Disponibilidade
Você já ouviu falar em uptime? Esse é o termo que define a disponibilidade de um servidor, ou seja, quanto maior for o uptime, maior é a garantia de que o seu site estará disponível. Significa que o seu site poderá ficar indisponível por várias horas durante um único mês. Por isso, é indispensável escolher serviço de hospedagem com a maior disponibilidade possível.
4. Investimento
Você certamente já sabe que deverá calcular o investimento necessário para a criação e manutenção do seu site. Porém, o mais importante é avaliar o custo em relação ao benefício. Não basta oferecer o preço mais acessível e não ter um bom uptime e cuidados com a segurança. Dessa forma, fique atento e compare os valores de cada plano e o que está incluso.
5. Atendimento e suporte especializado
O suporte é outro fator fundamental na escolha de um serviço de hospedagem. Afinal, um eventual problema pode ocorrer em qualquer momento, inclusive num fim de semana ou feriado. Então, antes de bater o martelo verifique se a empresa que pretende contratar oferece atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana e durante o ano todo.
O idioma também é uma questão importante, pois se o suporte for todo em inglês e você só fala português, isso pode ser um complicador. Busque um serviço de hospedagem que esteja pronto para atendê-lo em qualquer momento, e ofereça diferentes canais, como chat, e-mail e até ouvidoria.
Se você deseja ter um site de sucesso, acesse o nosso portfólio e veja: https://webdeve.com.br/portfolio/