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Registro de domínio e registro de marca: qual a diferença?

Durante a criação de uma empresa ou lançamento de um produto, a etapa inicial é a geração e idealização da sua marca. Assim, é fundamental realizar o registro de domínio e registro de marca dessa sua organização, para que tenha sucesso nesse lançamento e garanta um nome atrativo para o público.

A marca é responsável pela impressão inicial que o cliente tem do seu produto ou da sua empresa, pois ela irá transmitir os seus valores e criar uma identidade para o negócio.

Agora imagine que um concorrente passe a utilizar o mesmo nome e logo que o seu? Para evitar isso, existe o que chamamos de registro de domínio e registro de marca.

Além da criação de um nome ou marca para sua empresa, atualmente existe ainda a possibilidade de criar um nome ou endereço digital para o seu site: o domínio.

Nesse sentido, é importante entender a diferença entre o registro de domínio e o registro de marca, como fazer cada um deles e quais as especificidades de cada um.

O que é registro de domínio?

O domínio é o que vem depois do www. no site da sua marca, garantindo que ele seja encontrado e acessado por inúmeros clientes.

Além do famoso www, o registro de domínio também pode ser importante para outros itens como e-mails corporativos.

Dessa forma, o registro de domínio é a etapa administrativa para a empresa garantir a propriedade do seu nome no site.

Sendo o domínio o endereço virtual da sua marca e o meio pelo qual os clientes irão chegar até a sua empresa, é preciso escolher muito bem o seu nome. Recomenda-se que ele seja curto, direto, de fácil memorização e divulgação.

O que é registro de marca?

A marca ou registro de marca de uma empresa se assemelha ao RG de um cidadão. Trata-se de um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca no território nacional.

Dessa forma, o registro de marca deve ser realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entidade nacional responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil. A marca pode, então, incluir o nome e o logotipo, devendo seguir os seguintes critérios:

A marca a ser registrada deve ser original dentro do setor escolhido para a realização do registro

O requerente precisa atuar de modo legal na atividade comercial escolhida

Não é permitido reproduzir ou imitar outra marca registrada, seja em parte ou no todo

E o que acontece se não for feito o registro? Nesse caso, não registrar uma marca permite que outra pessoa o faça e o direito de uso seja perdido, pois o registro garante proteção ao requerente em caso de plágio ou cópia.

O processo de registrar uma marca pode ser algo difícil para aqueles que não atuam na área, sendo indicado, muitas vezes, procurar uma empresa que preste esse serviço. O registro é feito em várias etapas e pode ser um processo penoso e longo para pessoas sem experiência.

Fonte: Hostgator

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