Dependendo da sua área de atuação, o portfólio é a maneira que você tem de apresentar os resultados do seu trabalho ou tudo de relevante que você já produziu. Podemos dizer que o portfólio é aquilo que te representa no mercado de trabalho. Assim como cartão de visita ou o currículo, o portfólio está aí para causar uma primeira impressão.
Em primeiro lugar, o que pode parecer meio óbvio, mas nem sempre é: o portfólio te coloca na rede ou em conexão. O portfólio digital é uma maneira de apresentar seu trabalho, sua formação, conhecimentos, habilidades, trajetórias, diferenciais e tudo o mais que você achar pertinente na Internet. Com uma apresentação visual bem planejada e de alto impacto, você tem mais chances de ser encontrado e de se tornar interessante.
Ao compilar fragmentos de seus melhores trabalhos, como textos, fotografias e afins, você está mostrando o que você faz. Isso cria, de antemão, uma relação de honestidade com quem tiver interesse em te contratar para realizar algum projeto. Ao visualizar o resultado ou a entrega de seu produto, de preferência com um breve histórico do processo, o cliente já vai ter uma ideia do que esperar de você. Menos frustração de ambas as partes e grandes chances de uma parceria de sucesso.
Organize suas informações. Separe projetos em categorias, coloque trabalhos mais recentes em destaque, construa uma seção separada para falar sobre você. Enfim, essa organização e simplicidade também diz de como você trabalha.
Não polua a plataforma com várias informações. Escolha palavras simples e frases de fácil entendimento. Nem todo mundo tem tempo para ficar horas procurando pela Internet. Informações diretas e claras, com um bom visual, valem ouro.
Crie uma seção falando sobre sua trajetória profissional, qualificações, cursos e formações que merecem destaque e o que mais achar que vale a pena mostrar para causar um bom primeiro impacto.
Vale finalizar indicando seus principais canais de contato: redes sociais, site, telefone e e-mail, por exemplo. Um portfólio é um compilado dos melhores trabalhos feitos por um profissional, estudante ou empresa que atua em determinada área.
Não se esqueça de incluir uma foto sua e apresentar depoimentos ou avaliações de seus clientes. Seu portfólio é uma boa maneira de potencializar seu marketing pessoal.
Fonte: GetNinjas
Se você deseja ter um site de sucesso, acesse o nosso portfólio e veja: https://webdeve.com.br/portfolio/