A resposta simples é que nem todos os leads são criados iguais e, portanto, nem todos os leads valem a pena perseguir. Ao qualificar seus leads, você pode determinar quais são os melhores para seus produtos ou serviços e quais não valem o seu tempo, entretanto, isso ajuda você a economizar tempo e recursos que podem ser melhor gastos em outros lugares.
O primeiro passo para um ter um ótimo processo de vendas é ter bons leads. Aqui estão 4 maneiras de qualificar instantaneamente seus leads, para que você possa se concentrar em vender e fechar mais negócios.
1 – Defina o seu perfil de cliente ideal
Você não pode comercializar ou vender para todos. É por isso que você precisa definir seu perfil de cliente ideal. Depois de saber quem é seu mercado-alvo, você pode criar mensagens direcionadas que irão ressoar com elas. Isso ajudará você a qualificar instantaneamente seus leads e economizar muito tempo a longo prazo.
Em seguida, dedique algum tempo para entender quais são os pontos problemáticos do seu mercado-alvo. Quais são os maiores desafios deles? Com o que eles precisam de ajuda? Quando você sabe quais problemas eles estão enfrentando, você pode se posicionar como a solução. Isso tornará mais fácil para eles confiarem e comprarem de você.
2 – Qualifique os leads baseado nas informações fornecidas
Use a pontuação de leads em combinação com a nutrição de leads para identificar quando um lead está pronto para comprar. Avalie as características dos leads como tamanho da empresa, segmento, número de funcionários, quanto está disposto a investir, entre outros. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de compra, porém, se a pontuação for baixa, menor a chance de venda.
3 – Identifique o tomador de decisão
O primeiro passo para qualificar seu lead é identificar quem é o tomador de decisão. Você pode fazer isso observando o cargo da pessoa com quem está falando ou perguntando diretamente a ela. Depois de identificar o tomador de decisão, você pode começar a adaptar seu discurso de vendas às necessidades dele.
Muitas vezes a pessoa que irá interagir com o seu produto, ou ser beneficiada pelo seu serviço, não é o verdadeiro decisor. Como uma administrador que compra uma máquina para uso dos funcionários, ou uma contabilidade que contratar uma consultoria de marketing para um time de vendas. É muito importante saber identificar a posição de cada pessoa em dadas as situações e comunicar com elas de acordo com isso.
4 – Avalie o nível de engajamento
Se um lead preencheu recentemente um formulário em seu site ou ligou para sua equipe de vendas, ele está em seu momento de maior interesse, isso precisa ser um dos maiores fatores para definir a sua ordem de atendimento.
A mídia social é uma ótima maneira de avaliar o nível de interesse. Os leads que se envolveram com sua marca nas mídias sociais têm maior probabilidade de conversão do que outros. Leads abriram e clicaram em seus e-mails estão demonstrando algum interesse e podem estar prontos para comprar. Seguindo essas dicas simples, você estará no caminho certo para qualificar mais leads e gerar mais vendas para o seu negócio!
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