O tráfego orgânico está associado ao volume de visitantes que chegam ao seu site ou loja virtual por meio de resultados de pesquisa ou nas redes sociais. Portanto, esse tráfego é gratuito e não foi obtido com pagamento de anúncios. Quando as pessoas inserem as palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google, a fim de sanar dúvidas, elas poderão encontrá-lo nos resultados de busca e isso aumenta a possibilidade de você conseguir mais clientes.
A otimização de SEO e o uso de técnicas específicas, como por exemplo o link building (objetivo de aumentar a classificação dos mecanismos de pesquisa dessa página ou site), são algumas etapas necessárias para melhorar o tráfego orgânico. É um tráfego que podemos entender como natural e não induzido por links patrocinados ou pagamento de publicidade.
Além disso, é um tráfego de alto valor, justamente por ser gratuito e por aumentar consideravelmente o reconhecimento da marca. Por sua vez, se você tem uma presença constante nas redes sociais, também conseguirá tráfego qualificado e leads.
Uma das ferramentas usadas para analisar o tráfego do site é o Google Analytics, você consegue acessar os relatórios de aquisição, tráfego e canais para saber de onde vem o tráfego do seu site. Desse modo, você pode verificar as métricas e analisar a origem. E, também, você pode personalizar as análises com métricas bastante precisas.
O Google Analytics coleta dados e informações importantes para que você adote as estratégias certas para o seu negócio. Alguns dados relevantes a serem explorados no Google Analytics são:
– Tempo médio que os visitantes permanecem na página
– Localização geográfica
– Conteúdo que trouxe mais visitas
– Número total de visitas
– Número total de páginas visitadas
– Taxa de rejeição
– Conversão
– Taxa de conversão
– Origens de tráfego
Recomendamos que você compare os dados listados acima, com os outros canais de aquisição de tráfego, por exemplo: compare a taxa de conversão de tráfego orgânico com a taxa de conversão de tráfego de pago e analise se faz sentido os resultados.
Também recomendamos analisar se o tempo de permanência na página é o adequado para o respectivo conteúdo ou se a taxa de rejeição é muito elevada.
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