O e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, impactando diretamente quem recebe a mensagem. Pode ser utilizado para enviar um aviso, para oferecer um material rico, para criar relacionamento com a audiência e, é claro, para vender. O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para construir uma audiência engajada com sua marca.
E não é para menos, além de permitir estar em contato constante com seus leads e clientes, as campanhas de e-mail têm, quando bem executadas, um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior do que outras ações de marketing.
Segundo o Direct Marketing Association, o retorno financeiro pode chegar até a 4.300% do valor investido, ou seja, para cada R$1 investido em campanhas de e-mail marketing, você pode obter R$43 em vendas.
Fatores que contribuem para que as campanhas de e-mail marketing sejam interessantes:
– Estudos comprovam que o e-mail marketing ainda é o tipo de campanha com melhor custo-benefício
– O e-mail marketing permite segmentar sua audiência
– Com o e-mail marketing você fala para um público mais interessado
– O e-mail marketing permite personalizar sua mensagem
– O e-mail marketing facilita seu relacionamento com potenciais clientes
Ninguém gosta de ser importunado com e-mails o tempo todo. Para evitar isso, você precisa estruturar todo seu fluxo de e-mails antes de começar o contato. Quantos e-mails serão enviados? Em qual período de tempo?
Para descobrir a frequência ideal considere o ciclo de vendas de seu produto. Se você está oferecendo algo mais complexo, é provável que seu usuário precise de mais argumentos para ser convencido, portanto, o ciclo é maior, e vice-versa.
Mais do que mandar bons e-mails, é preciso enviá-los para as pessoas corretas. Ou seja, sua lista deve ser composta por um público que goste do assunto que você aborda e que, em algum momento, manifestou interesse em manter contato com sua empresa.
O cliente que é recorrente também tem maiores chances de recomendar seu produto ou serviço para um amigo, enquanto o cliente insatisfeito pode fazer um post nas redes sociais falando mal da experiência que teve, e este conteúdo viralizar.
Por isso, é importante utilizar o e-mail marketing não só para converter leads em clientes, como no pós-venda com o intuito de fidelizá-los e encantá-los.
Fonte: Hotmart
Se você deseja ter um site de sucesso, acesse o nosso portfólio e veja: https://webdeve.com.br/portfolio/