1 – Qual é a necessidade da empresa?
Basicamente: por que você está querendo essas informações? É importante, antes de mais nada, entender o motivo de você coletá-las. Desse modo, se a sua empresa é do ramo de bebidas, por exemplo, qual a necessidade de saber a cor de camisa favorita do cliente?
É fundamental ter esse tipo de pensamento ao coletar os dados dos seus clientes. Entenda o que faz sentido para sua marca e descubra como otimizar esses dados a favor da sua empresa.
2 – O que fazer para coletar dados relevantes?
Para algumas empresas, realizar pesquisas com os clientes é uma boa maneira de receber dados relevantes. Indo por esse caminho, é necessário, de maneira inteligente, fazer perguntas que façam sentido para o seu negócio.
De qualquer maneira, a pesquisa não é a única forma de coletar dados dos clientes. Sendo assim, existem outras inúmeras frentes para realizar isso, e uma delas é o atendimento ao cliente.
Nesse cenário, o cliente está na “linha de frente” da sua empresa e pode oferecer informações valiosas, que podem ser utilizadas para melhorar setores da sua empresa.
3 – É fundamental conhecer o Google Analytics
O Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que apresenta os principais números de uma página na internet, como dados de pageviews e dados demográficos (região, idade etc.) por exemplo.
Assim sendo, saber o tráfego que o seu site recebe pode ser útil para otimizar a sua página com técnicas de SEO. Fora isso, você também consegue analisar as informações demográficas a respeito do público que acessa a sua página para direcionar melhor seus conteúdos.
É fato: explorar o Google Analytics é quase obrigatório para qualquer empresa hoje na internet.
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