Nicho de Mercado é uma forma de se especializar em um produto ou serviço altamente específico. Portanto, essa é uma estratégia de venda que foca em um único público-alvo. Ao invés de oferecer suas soluções para todo mundo, você se concentra apenas em clientes ideais.
Em outras palavras, Nicho de Mercado é a identificação de um grupo menor dentro de outro grupo maior. Isto é, criar um nicho dentro de um setor do mercado. Esse pequeno grupo deve possuir necessidades e interesses únicos e específicos. Portanto, o Mercado de Nicho opera sob a máxima de menos é mais.
Inclusive, o Nicho de Mercado é ainda mais eficaz se não houverem outras opções no mercado. Pois, desse modo, não haverá concorrência e 100% do público recorrerá a você. Normalmente, é o que acontece quando você conta com boas estratégias de Marketing Digital para definir seu nicho.
1) Reflita sobre o que você já oferece
Certamente, fazer uma lista de todos os produtos e serviços que você já oferece é uma boa ideia. Mas, além disso, também reúna sua equipe e faça uma tempestade de ideias (é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo) de variações e usos específicos para aquilo.
2) Descubra qual é o seu cliente ideal
Quais desses consumidores mais interessa a você? Desses clientes, quais você geralmente evita? Deles, quais somam mais benefícios e praticidade na hora da venda? E, por fim, quais você acha que estão dispostos a pagar mais dinheiro por suas soluções?
Refletir sobre essas perguntas é importante. Pois assim você encontra seu nicho a partir de algo que você e sua equipe gostam.
3) Liste os seus pontos mais fortes
Definir seu Mercado de Nicho a partir de seus pontos mais fortes é uma ótima solução. Por exemplo, se você possui um armazém onde o estoque que mais oferece retorno é o de alimentos. Então o seu nicho pode ser a armazenagem de comida. Então, mesmo que você encontre alguns concorrentes você ainda irá se destacar. Pois seu negócio será realmente bom no que faz.
4) Confira se há concorrência
Fazer uma análise competitiva do setor é essencial para encontrar seu Nicho de Mercado. Desse modo, você sabe se o setor já está cheio de opções iguais a que você deseja oferecer. Assim, você pode decidir investir em um mercado saturado ou partir para uma opção mais inovadora.
5) Pesquise as necessidades do público
Deixe um formulário disponível na sua página, ou pergunte em uma conversa pessoal. Fazer essa atividade, com certeza, resultará em vantagens para o seu negócio. Pois, além de te ajudar a achar seu Nicho de Mercado, ainda melhora outras estratégias. Como, por exemplo, ter mais engajamento nas redes sociais.
6) Escolha, teste e ajuste sua estratégia
Como a maior parte das estratégias de mercado, é preciso testar seus resultados. Por isso, escolha uma campanha de nicho e comece a testar o feedback. Então é só ir ajustando até encontrar o nicho mais ideal.
Talvez a sua primeira ideia não saia como você desejou. Mas uma mudança simples pode acertar o alvo e atrair um público grande. Logo, essa é uma ideia que você pode explorar mais.
Fonte: Consultor
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