Google Drive
Pode parecer até comum, mas o Google Drive e seus subprodutos (Apresentações, Documentos, Formulários, Planilhas etc) não são úteis apenas para organização e gerenciamento de arquivos. Também são excelentes porque permitem que múltiplas pessoas possam editar ao mesmo tempo, se necessário, e mantêm um histórico de todas as alterações.
Com eles, você não precisa salvar uma infinidade de versões de arquivos, pode deixar comentários, proteger os acessos ou liberá-los para toda a equipe, criar índices navegáveis e aí por diante. E ainda gerenciar pastas por (e com) clientes e times, deixando tudo bem ajustado para facilitar a rotina.
Google Hangouts ou Zoom
Precisa manter contato com as pessoas e fazer reuniões, entrevistas e atendimentos? O Google Hangouts (que também faz parte do GSuite) e o Zoom são duas ferramentas bem completas que oferecem a opção de uso gratuito. Permitem múltiplas pessoas na sala virtual ao mesmo tempo, ativação e desativação de câmeras e microfones e até chats para escrever mensagens durante os encontros.
Existem também recursos de compartilhamento de tela, caneta virtual (que funciona como uma lousa online) e até gravação/download das videoconferências para que outras pessoas acompanhem depois. Vale testar.
Trello ou Asana
A usabilidade do Trello é bem mais constante, mas o Asana também é bastante interessante para gerenciamento de projetos. Com ambos você pode criar quadros compartilhados para suas atividades, delegar para outros colaboradores, definir prazos, anexar arquivos, deixar comentários e até montar checklists com cada etapa necessária para a conclusão de um processo.
É possível, por exemplo, criar colunas por dia da semana, por áreas ou até mesmo por status do projeto. E, claro, escolher cores e planos de fundo que sejam mais inspiradores – porque, convenhamos, é sempre bom olhar para uma tela bonita.
Sim! O mensageiro mais popular do mundo pode ajudar bastante na comunicação profissional. Mas, se possível, faça tudo pelo WhatsApp Business. Ele ajuda a etiquetar os contatos (você consegue saber quem é prospecção, cliente, parceiro…), dar um suporte mais próximo via áudio em momentos de crise e configurar mensagens automáticas com horários de atendimento ou as ações que você está tomando em cada situação.
Evite, porém, enviar muitos arquivos e imagens para seus clientes através desse canal, afinal, a capacidade de armazenamento dos smartphones é variada. Procure também respeitar os horários pessoais de todos – inclusive os seus.
Fonte: Halya
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