Newsletter é um tipo de boletim informativo que funciona como uma publicação periódica de uma empresa. Ela pode ser enviada quinzenalmente, semanalmente ou então mensalmente. Seu objetivo principal é trazer conteúdo relevante para os contatos de uma lista, atualizando-os com as novidades.
As newsletters não são usadas para fazer mala direta, estampando promoções na sua cara, mas sim para fidelizar clientes e construir um relacionamento entre empresa e consumidor. Ajuda você a aumentar seus resultados e promover seus serviços, desde que isso seja feito de forma sutil, a partir de conteúdos de qualidade. Essas são algumas de suas vantagens:
– Aumento de tráfego
– Brand awareness (consciência de marca)
– Aumento nas vendas
– Relacionamento mais próximo do cliente
Em tempos de fácil acesso a informações na internet, estes envios são vistos de forma positiva, principalmente por serem solicitados de forma espontânea pelo próprio usuário. É uma maneira simples de impulsionar seu site e direcionar seu contato a páginas que possam complementar o assunto de seu interesse.
A partir destes envios, podemos identificar, por intermédio de ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado, conteúdos que mais atraem seus clientes, melhor linguagem para abordagem e quais links foram os campeões de acesso.
Tipos de conteúdo de newsletter
Vejamos então alguns exemplos de conteúdos e novidades que poderiam interessar os seus leitores:
1. Atualizações do blog
Envio de links dos posts feitos. Pode ser encaminhado conforme a sua organização na semana. Com isso, mantém seu público mais engajado com sua marca.
2. Freebies e materiais ricos
Materiais gratuitos PARA download, que podem ser oferecidos para os seus LEADS.
3. Convite para eventos
Se sua empresa fizer um evento, seja ele online ou não, você pode aproveitar sua newsletter para convidar seus contatos para participarem. Afinal, essas pessoas se inscreveram na sua lista justamente para ficarem ligados nas novidades.
4. Lançamento de produtos
Quando você estiver para lançar o seu novo produto ou serviço, lembre-se sempre de notificar seus inscritos pela newsletter.
5. Pesquisa de satisfação
Um jeito legal de pedir feedback para seus clientes é através do e-mail. Crie fluxos de automação para aqueles contatos que já fizeram uma compra recente e envie para eles uma pesquisa de satisfação.
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