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7 dicas para proteger o seu e-mail corporativo

O Brasil, infelizmente, é um dos países mais suscetíveis a ciberataques de criminosos — em 2019, nós sofremos mais de 24 bilhões de tentativas de ações desta natureza, o que representa uma média de 65 ações criminosas (mesmo que não tenham obtido êxito) por dia.

Diante de dados tão alarmantes, é fundamental que você busque proteger os dados do seu negócio, evitando que essas ações tenham êxito. Isso porque os prejuízos causados por ataques de hackers podem ser altíssimos e ir além de questões financeiras — e o e-mail corporativo é uma das principais portas de entrada para problemas dessa natureza.

Vou mostrar para você 7 dicas imperdíveis de como proteger e-mail corporativo. Não deixe de acompanhar, tire suas dúvidas e boa leitura!

1. Cuidados com as senhas

A primeira parte que merece atenção para garantir uma maior segurança digital e proteger o e-mail corporativo é ter uma senha forte. Isso porque, até mesmo os cibercriminosos de menor potencial de danos utilizam a quebra delas para conseguir acessar sistemas de empresas. É fundamental que o password seja apenas daquela conta específica, instruindo o seu colaborador para não utilizar essa senha em outras contas.

Sequências fortes, as quais misturem caracteres, letras minúsculas e maiúsculas, bem como números, dificultam o acesso dos hackers por meio de força bruta. Por isso, é importante que a empresa fique responsável pela geração e gerenciamento das senhas internas, para criar sequências com maior segurança.

2. Não utilize o e-mail corporativo para questões pessoais

Isso é fundamental, principalmente, porque alguns sites são muito visados por cibercriminosos para obtenção de informações. Por exemplo, aqueles utilizados em sites de compras e redes sociais tendem a chamarem uma maior atenção e, consequentemente, os hackers tentam obter acesso à conta de e-mail por meio de vulnerabilidades nesses sites.

Por isso, determine como regra: o e-mail corporativo não pode ser utilizado para cadastro em sites de terceiros, bem como também não deve ser utilizado para comunicações que não sejam relacionadas com as rotinas profissionais.

3. Não o utilize em redes públicas

Em alguns casos, colaboradores podem acessar redes de wi-fi públicas, encontradas em aeroportos, praças, hotéis, entre outros locais. O problema dessas conexões é que os dados circulantes podem ser acessados por outros usuários da conexão.

Por isso, recomende que os colaboradores remotos evitem se conectar a esse tipo de rede, pois se aumenta, assim, a exposição aos dados sigilosos da organização. É melhor que eles demorem na resolução de uma questão do que, por pressa, gerar uma vulnerabilidade que exponha o seu negócio.

4. Cuidado com os anexos

Os anexos são uma das brechas de vulnerabilidade mais comuns sobre e-mails corporativos. Isso porque, dependendo do tipo de arquivo anexado, é uma forma de infectar contas e encontrar brechas de vulnerabilidade para atuar nas máquinas da empresa.

Para evitar esse tipo de problema, alguns cuidados podem ser tomados, tais como:

ter um bom filtro antispam

instalar extensões que realizam o bloqueio de arquivos maliciosos automaticamente

treine seus colaboradores para identificar atividades suspeitas

5. Tenha uma política de uso de e-mail corporativo

Para que você previna ações inadequadas em sua empresa, uma alternativa é a elaboração de um documento normatizado. Por meio dele, é estabelecido quais são as regras no uso do e-mail corporativo, avaliando medidas que possam ser tomadas em caso de descumprimento do que foi estabelecido nas políticas de uso.

Com isso, minimizam-se as chances de falhas que possam ocasionar vulnerabilidades que possam expor o seu negócio à ação de cibercriminosos.

6. Utilize a criptografia

Por meio dele, toda e qualquer interceptação no processo de envio e recebimento de mensagens esbarrará em mensagens cifradas. Isso porque, por meio dela, a mensagem é cifrada e apenas o destinatário e o remetente têm as chaves de acesso ao conteúdo. Assim, caso esteja encaminhando um conteúdo sensível, a interceptação não gerará grandes danos, já que o e-mail será ilegível.

7. Tenha um serviço de backup

É fundamental estabelecer uma periodicidade para a realização do backup, bem como contar com um serviço especializado, que o ajudará nesta tarefa. Para isso, é importante analisar algumas questões fundamentais, tais como:

verifique se o backup é feito em nuvem e se há um backup secundário local

conheça a expertise da empresa neste tipo de serviço

avalie se ela oferece um plano de contingência junto do backup

verifique se ela oferece um suporte a compartilhamento de rede

avalie o suporte oferecido pela empresa

veja se ela oferece a eliminação da duplicação de dados, entre outros

Sendo assim, o serviço de backup é fundamental para garantir a disponibilidade dos dados valiosos para o negócio. Ali estão registrados, por exemplo, negociações com clientes, contratos, documentos importantes, acertos com fornecedores e público, entre outros pontos.

Fonte: Globo

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