Realizar compras ou operações financeiras pela internet já faz parte da rotina de milhares de pessoas. Foi-se o tempo em que era necessário enfrentar longas filas para realizar serviços bancários simples, como o pagamento de contas ou realizar compras somente em lojas físicas.
Listamos algumas dicas de segurança na internet para te ajudar a aproveitar todas as vantagens dos serviços digitais, sem cair em armadilhas. Confira!
1. Investigue o site antes de inserir os dados
O primeiro e principal sinal para saber se um site é seguro é observar se ele possui o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer). Para isso, basta observar a url (endereço do site) e garantir que ela possui o formato HTTPS e se a barra de busca exibe o ícone de um cadeado para sinalizar que o site é seguro.
Ao clicar no ícone do cadeado, é possível acessar informações sobre o certificado de segurança e garantir a autenticidade do site. Além disso, o certificado garante que toda informação trocada é criptografada, ou seja, fica protegida do acesso de terceiros.
2. Fique atento a suas senhas
Com tantas informações para lembrar, muitas pessoas optam por usar a mesma senha para diversos serviços. No entanto, essa prática não é recomendada. Isso porque, caso o fraudador descubra essa senha, ele pode ter acesso a todas as suas contas pessoais de uma só vez.
Para evitar que isso ocorra, utilize senhas diferentes e para não esquecer guarde-as anotadas em um local seguro. Além disso, ao escolher suas senhas, certifique-se de que elas sejam fortes, contendo números, letras e caracteres especiais, se for possível. Evite datas de aniversário ou números sequenciais que são facilmente descobertos.
3. Mantenha um antivírus atualizado
O antivírus é um importante aliado da segurança na internet. Existem opções pagas e gratuitas que podem identificar ameaças durante a navegação ou mesmo bloquear o acesso a sites suspeitos.
Outra dica importante é não realizar downloads de fontes desconhecidas. Sempre que decidir baixar um aplicativo ou arquivo, certifique-se de que trata-se de uma fonte confiável.
Fonte: Cora
Se você deseja ter um site de sucesso, acesse o nosso portfólio e veja: https://webdeve.com.br/portfolio/